O HERÓI


O arquétipo do herói expressa energias da coragem, da determinação e da busca por um propósito maior. Movido por um lema poderoso, "Onde há uma vontade, há um caminho", o herói encara desafios e luta por grandes feitos, sempre em busca de reconhecimento e de uma oportunidade para aprimorar o mundo em que vive. 

Arquétipo onde a energia do romantismo, da ilusão da realidade predomina, essa energia cria inúmeros e severos obstáculos a transpor, que são desnecessários para alcançar a plenitude. Para esse arquétipo, se não há sofrimento, não há como se colocar em posição superior aos demais para ser venerado e seguido. 

O desejo central do herói é ser reconhecido por suas conquistas e por sua capacidade de superar desafios. Ele busca deixar uma marca duradoura, impulsionado por um objetivo nobre: melhorar o mundo. Porém, o herói também carrega consigo seus maiores medos, como a fraqueza, a vulnerabilidade e o fracasso. Essas energias com origem na energia do medo criam os grandes desafios que o herói tem que transpor em sua jornada na busca pela competência e excelência, energias principais para a sua estratégia que tem o objetivo primeiro de vencer os obstáculos que surgem em seu caminho.

No entanto, o herói também tem suas fraquezas. A arrogância, a insatisfação constante, a solidão e a necessidade de apreciação são aspectos que podem afetar sua jornada. O herói está sempre em busca de mais uma batalha para lutar, sempre ansiando por superar seus limites. Essa busca incessante por desafios pode levá-lo a questionar sua própria existência e a nunca se sentir plenamente satisfeito.

O herói pode ser reconhecido por diferentes nomes, dependendo do contexto em que se encontra. Ele pode ser chamado de guerreiro, salvador, super-herói, soldado, matador de dragão, vencedor ou jogador da equipe. Essas denominações refletem a diversidade de situações em que o herói se encontra, mas todas compartilham a essência de alguém que enfrenta desafios com bravura e determinação.

O arquétipo do herói expressa a busca pela transformação, tanto pessoal quanto do mundo ao seu redor. Através de sua coragem, competência e desejo de superar limites, o herói se torna uma figura inspiradora, capaz de enfrentar grandes desafios e de impactar positivamente a sociedade em que vive. No entanto, ele também precisa estar atento às suas fraquezas e aos perigos da arrogância e da insatisfação constante e do medo que cria suas aventuras dolorosas para triunfar ao final. 

Esse é um arquétipo que cria o sofrimento para vencê-lo e se tornar destaque, quando nenhum sofrimento é necessário para uma vida gloriosa.

Aquele que ativa o arquétipo do herói, está ativando, ao mesmo tempo, as energias criadoras de dificuldades e sofrimento.