O INCONSCIENTE INDIVIDUAL
Você é um ser complexo e, definitivamente você é muito mais do que seu corpo físico.
Você tem uma mente física e o que emana dela são seus pensamentos, seus raciocínios, suas deduções lógicas que estão baseadas nos seus cinco sentidos que também vem através do seu corpo físico.
Você já deve ter ouvido alguém dizer ou visto alguma matéria sobre como o seu cérebro é maravilhoso e que você utiliza apenas de cinco a treze por cento do potencial total, não ouviu? E você sabe o que é feito dos outros noventa e cinco por cento de sua capacidade cerebral? Não te deram explicações para isso, não é? Pois é. Vou explicar como funciona:
A porção do seu cérebro a que você tem acesso e usa no raciocínio e lógica, que corresponde a sua mente física consciente é uma porção pequena e sua atividade corresponde a esse pequeno percentual mencionado acima. Ocorre que há uma parte de você, uma parte de sua mente a que você não tem acesso direto e que a ciência ainda não conhece e não consegue explicar.
Você já reparou que não precisa “pensar” para respirar, fazer a digestão, fazer a circulação de seu sangue? Essas tarefas são manifestações e estão controladas pelo que chamamos de “sistema nervoso central” que se encarrega de suas funções vitais e não te dá acesso direto aos processos físicos e químicos que te mantém vivo, impedindo sua intervenção direta, por exemplo, você pode mandar seu coração parar, mas ele não vai obedecer ao seu comando.
Costumo explicar que os noventa e cinco por cento que você não tem acesso, ou seja, que você não dirige diretamente se chama Mente Inconsciente e que esta energia é o fator criador de suas experiências e do seu sistema como um todo, incluindo o Sistema Nervoso Central, porção material que cuida de seu sistema físico, garantindo sua sobrevivência.
Seu Inconsciente é responsável por manter você vivo e é nele que ficam as impressões que você captura enquanto experimenta a vida, para que ele possa encaminhar você a escolhas que não vão de encontro ao que ele gravou como indispensáveis a sua sobrevivência. É no seu Inconsciente que ficam inscritos os resultados de seu aprendizado aqui nesse mundo material. O inconsciente não é inteligente. Seu inconsciente é literal e grava informações de acordo com a “autoridade” que damos aos eventos pelos quais passamos.
O que fazer então?
Quanto mais você conhece o que vai no seu inconsciente, mais você se torna consciente de você mesmo, das suas potencialidades e possibilidades. Aqui, o autoconhecimento se torna fundamental.